⠀
Poucas pessoas sabem mas o alto consumo de bebidas alcoólicas está intimamente associada ao surgimento de dores neuropáticas, em especial em extremidades como mãos e pés. Clique aqui para ler mais sobre bebidas alcoólicas
O QUE O PACIENTE PODE SENTIR?
⠀
Os pacientes podem sentir dores (principalmente do tipo queimação) nas extremidades dos membros superiores e/ou inferiores. Pode ocorrer fraqueza muscular, câimbras, formigamentos ou até diminuição da sensibilidade da região.
⠀
O QUE CAUSAM ESSAS DORES?
⠀
São duas as causas principais da “neuropatia alcoólica”: a toxicidade direta do álcool nos nervos e uma eventual deficiência de vitaminas do complexo B que pode ocorrer nesses pacientes. Em alguns casos o consumo de álcool pode favorecer a compressão de alguns nervos como ocorre na síndrome do túnel do carpo.
⠀
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
⠀
O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico. Alguns exames como a eletroneuromiografia (exame feito com a inserção de algumas agulhas que medem a condutividade dos nervos) podem ajudar a confirmar o diagnóstico.
⠀
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
⠀
O abandono do hábito do alcoolismo é fundamental para o sucesso do tratamento. Em pacientes com deficiência vitamínica documentada por exames de sangue devem receber reposição apropriada de vitaminas.
Fonte: Dr. André Mansano [médico da dor]
Endereço e maiores informações, clique aqui
⠀
#neuropatia #alcoolismo #dor #dorcronica #dorescronicas #dorneuropatica#medicinadador #bebidasalcohólicas