A distonia da mão focal, causa movimentos involuntários, cãibras ou tremores nos músculos da mão ou do braço, geralmente pratica do movimentos da mão, como escrever ou tocar um instrumento musical. A distonia da mão focal é freqüentemente chamada de câimbra do escrivão ou cãibra do músico.
Cãibra do escrivão
Quando a distonia da mão focal afeta a escrita, isso é chamado de cãibra do escrivão. Escrever pode se tornar uma atividade difícil e dolorosa e com aspecto menos legível. Existem dois tipos: simples e distônico.
Cãibra do escrivão simples é geralmente causada pelo uso excessivo da mão, má escrita ou má postura. A tensão muscular resultante pode fazer com que o escritor pressione o papel com muita força e pode causar espasmos e dor.
Em uma minoria dos casos, as dificuldades na escrita são causadas pela cãibra do escrivão distônico, que pode ocorrer em conjunto com uma distonia mais generalizada que pode afetar outras partes do corpo também. Neste caso, os movimentos involuntários e cãibras musculares também podem ser aparentes ao realizar outras tarefas não escritas, como usar garfo e faca ou aplicar maquiagem e etc.
Cãibra do músico (também conhecida como distonia do músico)
A distonia da mão focal pode afetar qualquer profissão que exija movimento repetitivo da mão, mas é mais comum entre músicos do que qualquer outro grupo profissional. Distonia da mão em músicos é muitas vezes chamado de cãibra do músico ou distonia do músico.
Os sintomas podem incluir precisão reduzida ao tocar e perda de controle da mão, incluindo os dedos enrolando ou colando. Às vezes, os efeitos são bastante sutis, mas muitas vezes impedem a reprodução para um padrão profissional.
A causa da cãibra do músico não é totalmente compreendida, mas parece que os sistemas de controle do motor no cérebro, essenciais para a execução da música, não funcionam adequadamente. Ocasionalmente, a cãibra pode estar relacionada a outra distonia que pode afetar outras partes do corpo também.
Não há cura, mas, às vezes, técnicas podem ser encontradas para permitir que o músico use diferentes sistemas de controle de motor ao tocar. Isso poderia ser mudando a posição das teclas em um instrumento de sopro ou usando a mão oposta para se curvar sobre o violino. A medicação também pode ser útil. Injeções regulares às vezes são usadas – geralmente para facilitar novas técnicas, e não como uma solução em si.
Gerenciando distonia
Lidar com a distonia pode ser feito com mais sucesso se a pessoa afetada pela distonia (e, quando apropriado, seus cuidadores) gerenciar ativamente a condição. Todos são diferentes e, portanto, significa na prática varia de pessoa para pessoa. Para gerenciar a distonia de forma eficaz, as pessoas afetadas pela distonia precisam de informações sobre todos os aspectos da doença. Isso pode permitir que eles assumam o controle e se tornem os atores de sua condição.
Atualizada:
Fonte: The dystonia society
O Blog Distonia Saúde fornece o conteúdo disponível nesta página apenas como informação. O Blog não se destina a fornecer instruções nas quais você se apoiar para determinar o diagnóstico, o prognóstico ou o andamento do seu tratamento; para isso consulte um médico.
O DS (Distonia Saúde), não é responsável pelas consequências de suas decisões resultantes do uso dessas informações, incluindo, a sua escolha de procurar ou não atendimento médico profissional ou de escolher ou não um tratamento específico. Não ignore as orientações do seu médico ou outro profissional de saúde qualificado por causa de quaisquer informações que você receba de nós. Se você tiver com alguma dúvida, um médico é sempre o mais indicado para você pedir orientação e esclarecimento. Consulte um especialista devidamente habilitado.
O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências advindas do uso das informações fornecidas acima.