O que é?
A estimulação elétrica transcraniana por corrente alternada, conhecida como o Estimulador Fisher Wallace® é uma técnica que utiliza baixas correntes de estimulação elétrica (1-4mA), aplicadas no crânio.
Como funciona?
A técnica induz a produção de serotonina, GABA, endorfina e outros neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, sono e dor. Sua aplicação também se relaciona à diminuição de cortisol, um dos hormônios vinculados ao estresse.
Como surgiu?
Surgiu na antiga União Soviética para o tratamento da dor, e talvez seja a forma mais antiga de estimulação cerebral não invasiva. Desde então, vem sendo amplamente utilizada em alguns transtornos psiquiátricos (desde 1950, na Europa; e a partir de 1960, nos EUA).
Indicações
Aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento auxiliar de depressão, ansiedade, insônia e dor crônica desde 1978, tem eficácia comprovada, quase sem efeitos colaterais, e é muito simples de aplicar.
Procedimentos
Como se trata de aparelho portátil, operado por bateria, as aplicações podem ser realizadas na clínica ou na casa do próprio paciente. O método consiste em posicionar dois eletrodos (com esponjas umedecidas), na parte lateral da cabeça, um de cada lado. Durante a estimulação, o ideal é que o paciente esteja relaxado. As sessões duram 20 minutos e a intensidade utilizada é determinada pelo médico psiquiatra do IPAN.
Veja o vídeo de uma sessão:
Curso do tratamento
O médico é quem define o número de sessões (em geral, são recomendadas de 30 a 45), e a frequência das aplicações (entre uma e duas ao dia). Após o tratamento inicial, o médico poderá indicar um tratamento de manutenção.
Efeitos colaterais
São raros e, quando ocorrem, são leves e de fácil tratamento. Os mais comuns, são: dor de cabeça, tontura, irritação na pele e, por vezes, estimulação do nervo óptico que gera flashes de luz, reação normal e que não traz dano ou dor ao paciente. O tratamento é altamente seguro, além de ser acompanhado por profissionais qualificados do IPAN.
Benefícios
- Estudos controlados comprovam a eficácia do tratamento;
- Indicada no tratamento auxiliar de depressão leve, ansiedade, insônia, dor crônica;
- Pouco ou nenhum efeito colateral;
- Resposta progressiva que, em geral, ocorre após 10 aplicações;
- Seguro, não invasivo e praticamente sem efeitos colaterais, podendo ser realizado em casa;
- Não há necessidade de interromper tratamento com medicamentos;
- Tratamento definido individualmente para cada paciente;
- Aplicações indicadas e acompanhadas por médicos;
- Após a melhora clínica, o psiquiatra avalia qual o melhor programa de manutenção.
Acesse o site oficial do estimulador Fisher Wallace® para mais informações!
Fonte: Ipan