Distonia tem uma variedade de causas, uma das quais é um efeito colateral indesejado de tomar certos medicamentos usados para tratar outras condições. Onde a distonia é causada pelos efeitos colaterais das drogas dessa maneira, isso é chamado de distonia tardia .
Há diferentes tipos de atividade muscular involuntária que resultam de condições neurológicas causadas pelos efeitos colaterais das drogas. Como grupo, são chamadas discinesias tardias. A distonia tardia é um tipo de discinesia tardia em que os movimentos involuntários tendem a ser lentos e com torções. Outros tipos de discinesia tardia incluem tiques faciais e movimentos irregulares semelhantes.
Distonia tardia é mais comumente o resultado de efeitos colaterais de um tipo de droga que é prescrito para o tratamento de esquizofrenia e psicose chamado de ‘bloqueador do receptor de dopamina’ (DRB) . Nos últimos anos, os DRBs foram melhorados para reduzir o risco de causar distonia tardia, mais infelizmente ainda existem alguns riscos. Alguns DRBs são usados para tratar náusea e tontura, não psicose.
Se os sintomas descritos abaixo aparecerem após a medicação oral, é essencial discutir isso imediatamente com seu médico. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento – mas isso deve ser feito de maneira controlada, e sob a supervisão do seu médico.
Reação distônica aguda
Na maioria dos casos de distonia tardia, os sintomas tendem a ser agudos, mas de curta duração. Isso é chamado de reação distônica aguda. Tais reações geralmente afetam o rosto causando estranhos movimentos do rosto e/ou boca. Em alguns casos, mas não em todos, os movimentos podem causar problemas com a alimentação tal como engolir (tais movimentos são chamados de distonia oromandibular). Pode também causa hiperextensão da coluna, entre outros efeitos.
Felizmente a maioria dessas reações agudas pode ser tratada com sucesso com drogas anticolinérgicas injetáveis que geralmente param ou diminui o ataque.
Se for importante para o paciente continuar tomando medicamentos DRB, espera-se que o médico procure tipos diferentes de medicamentos DRB que, esperamos, não causem uma reação distônica aguda adicional.
Muitos outros fármacos têm sido relatados como causadores de reações distônicas agudas, incluindo antidepressivos do tipo que inibem a recaptação de serotonina, antagonistas de cálcio (algumas vezes usados para tratar hipertensão e angina), alguns agentes anestésicos, anticonvulsivantes como carbamazepina e fenitoína e mesmo drogas ilícitas, como cocaína e ecstasy.
Distonia tardia
A distonia tardia é uma condição mais desgastante, pois pode ser permanente. É causada apenas por DRBs e geralmente apenas após as pessoas terem tomado os medicamentos por meses ou até anos.
Os sintomas podem incluir um ou mais movimentos involuntários da face e/ou boca (distonia oromandibular ver acima), fechamento ocular involuntário (blefaroespasmo), problemas vocais, torção involuntária ou movimento do pescoço (distonia cervical) e contorção do tronco e membros.
Ocasionalmente, os sintomas desaparecem, mas infelizmente isso é raro (cerca de 1 em 10 casos). A pesquisa sugere que, se a droga que causa a distonia tardia foi tomada por um curto período de tempo, a remissão dos sintomas é mais provável do que se a droga tivesse sido tomada por um período mais longo.
Tratamento
O primeiro passo é geralmente uma retirada controlada da droga que causa o problema. Se for necessário continuar usando DRBs, um de uma classe de DRB mais novos, “atípicos” (como a clozapina ou a olanzapina) pode ser um substituto adequado.
Quais outros tratamentos são adequados variam de acordo com o indivíduo e podem incluir medicamentos comumente usados para tratar a distonia – instância, medicações orais como drogas anticolinérgicas (triexifenidil) ou baclofeno. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais, como sonolência, que precisam ser discutidos com seu médico.
Injeções de toxina botulínica também podem ser úteis para gerenciar o movimento involuntário em uma ou mais áreas específicas. Não existe uma maneira clara de prever quais tratamentos funcionarão para cada pessoa.
Onde outros tratamentos não são eficazes, a estimulação cerebral profunda (DBS) pode ser uma alternativa apropriada. Neste procedimento, os eletrodos são plantados no cérebro para ajudar a reequilibrar o movimento e controlar a postura. Os eletrodos são alimentados por uma bateria implantada no peito.
Atualizada:
Fonte: The dystonia society