A neurociência da dança é um campo de pesquisa relativamente novo, mas em rápido crescimento. Nos últimos meses, uma variedade de novos estudos e uma dissertação baseada em artigos sobre a neurociência da dança foram publicados. Essas descobertas nos ajudam a entender melhor por que dançamos e como a dança envolve e muda o cérebro humano.
Em 11 de maio, Hanna Poikonen, da Unidade de Pesquisa do Cérebro Cognitivo da Universidade de Helsinque está defendendo sua tese de doutorado, Dance on Cortex – ERPs e Sincronia de Fase em Dançarinos e Músicos durante um Dance Piece Contemporâneo. Este trabalho acrescenta novos insights para o florescente campo de estudo da“ neurociência da dança” e apresenta métodos de pesquisa potencialmente revolucionários que podem ter aplicações clínicas.
Para sua dissertação, Poikonen desenvolveu novas maneiras de estudar várias funções cerebrais fora de um laboratório. Usando potenciais relacionados a eventos (ERPs) e EEG, ela foi capaz de monitorar como os cérebros dos dançarinos profissionais diferem tanto do leigo médio quanto dos músicos bem treinados.
Um dos principais argumentos de sua pesquisa é que dançarinos especializados exibem uma sincronização teta (4-8 Hz) aprimorada quando assistem a uma peça de dança. Pesquisas anteriores descobriram que as ondas cerebrais Theta estão associadas à sincronização de áreas cerebrais mais profundas (como o hipocampo, gânglios da base e cerebelo) com o córtex cerebral.
Notavelmente, em 2006, um estudo inovador, Uma ligação eletrofisiológica entre o cerebelo, a cognição e a emoção: a atividade de EEG de teta frontal para TMS cerebelar de pulso único, descobriu que a estimulação magnética transcraniana sobre o vermis cerebelar (que conecta os hemisférios esquerdo e direito do cerebelo) aumentou a sincronização da onda Theta.
Os co-autores, Dennis Schutter e Jack van Honk, concluíram, após realizarem pesquisa em animais e humanos, que “a atividade Theta está relacionada com o complexo septo-hipocampal, uma importante estrutura cerebral envolvida na cognição e na emoção. O presente estudo eletrofisiológico apóia os primeiros achados de estimulação elétrica intracraniana, demonstrando o envolvimento do cerebelo na modulação das frequências centrais, relacionadas a aspectos cognitivos e emotivos do comportamento humano. ”
A dança tem sido um aspecto universal da experiência humana há milênios e faz parte do nosso DNA coletivo. Nossos corpos e cérebros evoluíram para dançar em uníssono sincronizado. E dançar regularmente parece mudar a forma como pensamos e interagimos uns com os outros. Em um artigo de 2017, “ O cérebro de um dançarino se desenvolve de uma maneira única“Poikonen escreve:
“Na dança, os elementos básicos da humanidade se combinam de maneira natural. Ele combina o ato criativo, o movimento refinado e a colaboração , bem como tocar música. O movimento envolve todo o corpo, como nos esportes . . . Estudos sobre produção de música e movimento mostram como, durante a cooperação, os cérebros de duas pessoas se sintonizam na mesma frequência. Isso fica evidente em como as ondas cerebrais de baixa frequência dos participantes se tornam sincronizadas.
A sincronização do cérebro permite uma cooperação perfeita, e é necessária para criar música e movimentos harmônicos. A capacidade de sintonizar-se com a frequência do cérebro de outra pessoa é essencial para a função de qualquer comunidade empática. ”
Para saber mais sobre o poder da dança para reunir pessoas de diferentes estilos de vida, veja “ Músicas de dança dissolver diferenças que nos dividem ” e “ Madonna baseada em neurociência: a música faz o povo se unir ” .
Através da lente da neurociência da dança, um artigo de 2016 de Peter Lovatt, É por isso que dançamos, resume como o cérebro humano coreografa o movimento de mais de 600 músculos enquanto dança. Lovatt escreveu:
“O córtex motor, localizado na parte posterior do lobo frontal, está envolvido no planejamento, controle e execução de movimentos voluntários. Enquanto isso, os gânglios da base, um conjunto de estruturas no interior do cérebro, trabalha com o córtex motor para ativar movimentos bem coordenados. O cerebelo, na parte de trás do crânio, também desempenha vários papéis, incluindo a integração de informações de nossos sentidos, para que os movimentos sejam perfeitamente fluidos e precisos ”.
Peter Lovatt, que se descreve como “Dr. Dance”, é um psicólogo de dança de renome mundial e diretor do Laboratório de Psicologia da Dança. na Universidade de Hertfordshire.
Fonte: Banco de Dados de Ciências da Vida / Wikipedia CommonsLovatt também aponta que o cerebelo é responsável por manter o ritmo. Em 2006, um estudo de referência de Steven Brown, Michael J. Martinez e Lawrence M. Parsons, “ A base neural da dança humana recrutaram dançarinos de tango amadores e os fizeram executar movimentos de dança específicos num PET, com e sem música. Steven Brown é atualmente o diretor do Laboratório NeuroArts na Universidade McMaster.
Curiosamente, em 2006, Brown observaram que o cerebelo apoiava o arrastamento do movimento para uma batida musical. Os pesquisadores concluíram:
“O cerebelo teria a hipótese de auxiliar estruturas nervosas corticais, subcorticais e periféricas, na coleta de informações auditivas e somatossensoriais ideais para influenciar o sistema motor cortical, para melhor sincronizar a execução do movimento com o ritmo auditivo. Mais pesquisas são necessárias para esclarecer as funções das regiões cerebelares anteriores. ”
Nesta mesma linha, um estudo de 2015 observaram que ouvir música popular de dança em um fMRI (do inglês Functional Magnetic Ressonance Imaging) ativou o cerebelo, especialmente, mais intensamente nos participantes que amavam dançar do que naqueles que eram indiferentes à dança.
Como o movimento baseado na dança pode melhorar a vida das pessoas?
Um estudo de caso recente sobre a neurociência da dança explorou os benefícios reabilitativos da dança em parceria para melhorar as funções do cerebelo em um paciente com ataxia cerebelar severa. Este artigo, Efeitos da Terapia do Movimento Baseada na Dança no Equilíbrio, Marcha e Funções Psicológicas na Ataxia Grave Cerebelar: Um Estudo de Caso, foi publicado online em 30 de março de 2018 na revista The Physiotherapy Theory and Practice .
Este estudo foi realizado em um homem de 39 anos de idade, que foi diagnosticado com atrofia cerebelar aos 24 anos de idade, que participou de um programa de 8 semanas e foi feito para testar se o mesmo melhorava seu equilíbrio e estabilidade postural através de treinamento de movimento baseado em dança. Os autores resumem suas descobertas: “O indivíduo demonstrou melhorias no equilíbrio de pé independente, nas características da marcha e na mobilidade funcional. Além disso, foram observadas melhorias da depressão autorreferidas e na qualidade de vida. ”
Hanna Poikonen está otimista de que, em breve, os novos métodos que ela desenvolveu para sua dissertação de doutorado “Dance on Cortex” serão aplicados para ajudar a desenvolver e avaliar a eficácia de formas expressivas de terapia , como o movimento baseado na dança.
“Dor, estresse e ansiedade muitas vezes andam de mãos dadas com a depressão. Dança, música e formas expressivas de terapia poderiam ajudar a diminuir as flutuações mentais, mesmo antes do início da depressão total”, disse Poikonen. Com base em um corpo crescente de evidências empíricas, ela acredita que o movimento baseado na dança pode ser usado como parte do tratamento holístico para condições como Parkinson, dor crônica , demência, autismo , distonia transtornos do humor.
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Referências do texto acima.
Hanna Poikonen. “Dance on Cortex – ERPs e sincronia de fase em dançarinos e músicos durante uma peça de dança contemporânea“Universidade de Helsinque (maio de 2018). Steven Brown, Michael J. Martinez e Lawrence M. Parsons. “A Base Neural da Dança Humana”. Córtex Cerebral (2006) DOI: 10.1093 / cercor / bhj057
Dennis Schutter e Jack van Honk. “Um elo eletrofisiológico entre o cerebelo, a cognição e a emoção: a atividade do EEG frontal de teta com a TMS cerebelar de pulso único.” Neuroimagem (2006) DOI: 10.1016 / j.neuroimage.2006.06.055 . Molinari, Marco, Maria G. Leggio e Michael H. Thaut. “O cerebelo e as redes neurais para sincronização sensório-motora rítmica no cérebro humano.” O Cerebelo (2007) DOI: 10.1080 / 14734220601142886
Michael H. Thaut, Pietro Davide Trimarchi e Lawrence M. Parsons. “Base do Cérebro Humano da Percepção do Ritmo Musical: Substratos Neurais Comuns e Distintos para Medidor, Tempo e Padrão.” Ciências do cérebro (2014) DOI: 10.3390 / brainsci4020428. Rusner, C., A. Todt, M. Knörgen, RP Spielmann e W. Auhagen. “Diferenças na ativação de estruturas cerebrais superficiais pela dança popular e pela arte musical: um estudo de fMRI” Neurofisiologia Clínica (2015) DOI: 10.1016 / j.clinph.2015.04.156
Yong-Gwan Song, Young-Uk Ryu, Seung-Jin Im, Ye-Seung Lee e Jin-Hoon Park. “Efeitos da terapia de movimento baseado em dança no equilíbrio, marcha e funções psicológicas na ataxia cerebelar grave: um estudo de caso.” Teoria e Prática de Fisioterapia (Publicado na Internet em: 30 de março de 2018) DOI: 10.1080 / 09593985.2018.1457119