O que é hiperidrose?
Hiperidrose é uma condição médica em que a pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível. Pessoas com hiperidrose podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando.
O que é sudorese?
A sudorese é uma propriedade corporal que ajuda a regular a temperatura do corpo. Também chamado de transpiração, o suor é um fluido à base de sal, que é liberado pelas glândulas sudoríparas. Sudorese em quantidades normais é um processo corporal essencial. A transpiração normal é aquela que não interfere na realização de suas atividades diárias e nem causa desconforto.
Mudanças na temperatura do seu corpo, na temperatura exterior ou no seu estado emocional, podem causar sudorese. As áreas do corpo que mais liberam suor são:
- Axilas
- Rosto
- Palmas das mãos
- Solas dos pés.
Causas
Suar ajuda a manter o corpo frio. Todas as pessoas suam, especialmente em dias de temperaturas muito altas, após exercícios físicos ou durante uma situação estressante, que deixe a pessoa muito nervosa, com raiva, envergonhada ou com medo.
No entanto, o suor excessivo também pode ocorrer em outras situações. Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional.
Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população. Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição, buscam auxílio médico. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem que trata-se de um problema hereditário.
- Hiperidrose
- Menopausa
- Gravidez
- Distúrbios de tireoide
- Diabetes
- Alcoolismo
- Doenças infecciosas, como a tuberculose
- Doença de Parkinson
- Artrite reumatoide
- AVC
- Insuficiência cardíaca
- Uso de álcool
- Prática de exercícios
- Estresse e ansiedade
- Leucemia e linfoma
- Alguns medicamentos psiquiátricos
- Alguns medicamentos para pressão arterial
- Alguns medicamentos para a boca seca
- Alguns antibióticos
- Alguns suplementos
Especialistas que podem diagnosticar as causas de sudorese são:
- Clínico geral
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Neurologia
- Psiquiatria
- Psicologia
- Oncologia
- Infectologia
- Pneumologia
- Urologia
- Ginecologia
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram;
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade;
- Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Você sua com muita frequência?
- Você sua em grandes quantidades?
- Quais situações costumam provocar maior quantidade de suor?
- Você já foi diagnosticado com alguma outra condição de saúde? Qual?
- Quando os sintomas surgiram?
- O suor começa subitamente?
Diagnóstico de hiperidrose
O diagnóstico é clínico e baseado nos sintomas, e em uma série de questionamentos que são feitos aos pacientes. O médico avaliará a possibilidade da hiperidrose estar relacionada a doenças mais graves.
Tratamento de hiperidrose
O tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico. Nos casos mais leves, podem ser indicados medicamentos orais e de uso tópico. A aplicação de Botox também ajuda a controlar a sudorese.
Quadros mais graves, porém, podem exigir intervenção cirúrgica. Nelas, ocorre a retirada das glândulas sudoríparas das axilas ou de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).
Fonte:
última atualização da página 22/06/2018
Referências
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Academia Americana de Dermatologia
Mayo Clinic
O Blog Distonia Saúde fornece o conteúdo disponível nesta página apenas como informação. O Blog não se destina a fornecer instruções nas quais você se apoiar para determinar o diagnóstico, o prognóstico ou o andamento do seu tratamento; para isso consulte um médico.
O DS (Distonia Saúde), não é responsável pelas consequências de suas decisões resultantes do uso dessas informações, incluindo, a sua escolha de procurar ou não atendimento médico profissional ou de escolher ou não um tratamento específico. Não ignore as orientações do seu médico ou outro profissional de saúde qualificado por causa de quaisquer informações que você receba de nós. Se você tiver com alguma dúvida, um médico é sempre o mais indicado para você pedir orientação e esclarecimento. Consulte um especialista devidamente habilitado.
O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências advindas do uso das informações fornecidas acima.