OS 10 MANDAMENTOS DO “NÃO” PARA QUEM TEM DISTONIA.

22 de janeiro de 2024

 Não se sobrecarregue

– Não faça mais do que já sabe que o seu corpo consegue aguentar.

Não se critique

– Se tiver vontade de se criticar por não conseguir fazer alguma coisa que fazia melhor e mais rapidamente (antes da distonia), pense “eu estou fazendo o melhor que posso”.

Não se culpe

– Seja o que for que te digam, repita o mantra: eu não pedi e não gosto de esta doente. Não se culpe.

Não aceite opiniões negativas

– Você não é preguiçosa (o), fraca ou louca,  não acredite em nada disso. Lembre-se “os mais fortes são os que lutam contra uma adversidade”, se inclua neste rol.

Não crie expectativas negativas

– Talvez você não tenha conseguido achar um tratamento, medicamento ou médico que  resulte em melhora para você, isso acontece, não desista, não se “acomode”, troque de médico se achar necessário, converse com seu médico, troque informações, seja seu próprio advogado, não tenha vergonha de perguntar, pergunte e pergunte…participe de um dos grupos de apoio, se conscientize, você não esta sozinha(o), não sofra calada(o).

Não esmoreça, cuide de você.

– Não gaste toda sua energia com outras pessoas, delege tarefas. Pensar em você não é egoísmo, é uma questão de sobrevivência, assim você pode se dedicar ao seu tratamento e por consequência  irá dar menos “trabalho” para os outros.

Não desista

– Quando iniciamos, mudamos o estilo de vida ou começamos um tratamento, queremos que os efeitos sejam imediatos, o que é raro acontecer. Dê tempo para seu  corpo para se adaptar às mudanças. Importante mesmo é conseguir seguir as orientações medicas, seja rigorosa(o) com você, tome seus remédios e movimente-se,  se obrigue a fazer atividade física, os efeitos viram mesmo que a longo prazo.

Não deixes o stress controlar sua vida

– O stress piora todos os sintomas da distonia. Abstraia, busque conversar com pessoa que te entendam nos momentos de crise. Use e abuse dos grupos de apoio  na Internet, no Whatsapp…Você não esta sozinha(o), busque se conhecer. Nós distônicos sabemos quando uma crise esta por vim, você conhecer seu corpo se faz necessário, assim você cria estratégias para “burlar” as crises, controlar sua ansiedade ou até mesmo burlar a  deprê , acredite…você  terá mais controle das suas emoções e ações.

Não insistas em perguntar porquê?

– Todos queremos saber porque estamos doentes. Será genético, é a minha alimentação, será um castigo? Mas porquê comigo? Todas estas perguntas só vão fazer com que você se sinta pior. Pergunte antes o que você pode fazer para se sentir melhor.

Não pare

– A vida é uma luta contínua. Faça da sua doença uma missão, se cuide, se goste,  assim você poderá também ajudar ao seu próximo.

NÃO SE RENDA!!!

Meu  nome é Nilde, é fácil me achar, conte comigo, eu conto contigo!

#juntospodemosmais  #juntossomosmaisfortes  #dorcompartilhadaédordiminuida

 

 

Posted in Blog by Administradora - Nilde Soares | Tags:

Leave a Comment