Maritza Rebouças

22 de junho de 2020

Me chamo Maritza Rebouças, tenho 47 anos, nasci na Paraíba e moro em São Paulo, capital. Me formei na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Comunicação Social e também sou instrutora de Yoga e educadora Self Healing.

Primeiros sintomas

Percebi, no começo de 2015, algumas mudanças bem sutis no meu corpo. A cabeça girava levemente ao inclinar pra frente em direção ao queixo, mas não havia dor. Comecei a buscar um diagnóstico em maio, mas nenhum médico sabia do que se tratava. No final do mesmo ano, a dor já estava insuportável.

Diagnóstico e tratamentos

Em março de 2016, dois fisiatras diagnosticaram distonia cervical. No mesmo mês, iniciei um tratamento (pouco conhecido também pelos próprios distônicos) chamado biocibernética bucal. Comecei a fazer acupuntura, Taí Chi, Yoga e também fiz alinhamento da coluna.

Em 2017, fiz o curso de neuroplasticidade com o Dr. Joaquin Farias, em Portugal e no mesmo ano iniciei o curso do Método Self Healing de Meir Schneider, no Brasil.

Resultados

Em 2018, a distonia cervical cedeu e voltei a ter o controle dos movimentos cervicais em quase 95%. As dores cessaram e também a torção. Os espasmos diminuíram a quase zero na maioria das posições do pescoço.

Conhecimento

O que aprendi sobre a distonia, é que nesta luta preciso estar sempre em movimento; trabalhar o autorrelaxamento; praticar a automassagem; mantendo uma respiração profunda e completa para administrar a doença.

Como ser humano sou vulnerável aos altos e baixos emocionais e hormonais.  A distonia se apresenta quando há uma alteração emocional significativa. Hoje, a rigidez não se estabelece por muito tempo; sei como reverter o processo distônico trabalhando o meu corpo com todo o arsenal apreendido desde o começo do diagnóstico.

Há três anos, ensino, para diversas pessoas com a mesma condição que eu, como cuidar,

Administrar, relaxar e movimentar o corpo. Aqueles que investem no desenvolvimento corporal estão no mesmo caminho. Acredito que o corpo tenha sua própria regulagem, basta encontrá-la.

Minhas redes sócias:

https://www.facebook.com/groups/212384329131214/

https://www.facebook.com/Tecnicasrespiratorias

https://www.instagram.com/yogacomselfhealing/?hl=pt-br

 

 

Posted in Depoimentos de Pacientes by Administradora - Nilde Soares | Tags:

Leave a Comment