BOMBA DE BACLOFENO

22 de janeiro de 2024

O que é infusão intratecal – bomba ?

É um método de neuromodulação onde uma medicação é injetada de forma contínua ou intermitente diretamente no líquido céfalo-raquidiano (liquor) ao redor da medula espinal e do encéfalo. Essas medicações ficam armazenadas em reservatórios implantados no corpo, o que chamamos de bombas de infusão. Elas podem ser programáveis com fluxos ajustáveis ou bombas de fluxo contínuo. Elas ficam alojadas abaixo da pele, no tecido subcutâneo, e um cateter a conecta ao espaço liquórico, onde a medicação é liberada diretamente.

Os principais medicamentos utilizados em Bombas de Infusão Intratecais são a morfina e o baclofeno.

Quais os medicamentos mais utilizados?

A morfina é a medicação mais comumente utilizada para tratamento de dores crônicas e o baclofeno para espasticidade grave e crises de espasmo dolorosas. A bomba de infusão de baclofeno também pode ser utilizada para tratamento de distonias. A morfina também apresenta efeito para o tratamento da espasticidade. As doses de medicação em infusão intratecal são baixas, minimizando efeitos colaterais e otimizando seu efeito. Teste pré-operatório pode ser necessário.

Outras medicações também são utilizadas em bomba de infusão para tratamento de espasticidade, como a tizanidina (Sirdalud) ou o midazolam.

 

Qual a diferença do baclofeno em comprimidos e o baclofeno intratecal?

Quando se utiliza uma medicação por via oral ou gastrostomia para que ela atue diretamente no sistema nervoso central, essa medicação deve ser absorvida no trato digestório, cair na circulação sanguínea, atravessar a barreira hemato-encefálica, e aí sim, ser liberada dentro do liquor, onde irá atingir seu alvo de ação. Porém, muitas medicações ultrapassam muito pouco a barreira hemato-encefálica, sendo necessário altas concentrações no sangue, para se conseguir pequenas concentrações no liquor. Com a infusão direta intratecal de baclofeno, as concentrações atingidas no liquor são muito superiores às concentrações da mesma medicação mesmo quando utilizada em dose máxima por via oral. No caso do baclofeno, estima-se que sua concentração ao redor da medula seja de 40 vezes maior em relação à dose máxima utilizada por via oral. Se as doses fossem equivalentes, ou seja, a mesma dose utilizada via oral fosse injetada diretamente no liquor, a potência seria superior a 1000 vezes quando utilizada a via intratecal.

 

Quais os cuidados a serem tomados?

As bombas exigem certos cuidados especiais. A medicação dentro de seu reservatório deve ser temporariamente reabastecida ou substituída. Esse procedimento de abastecimento da bomba (refil – Como fazer o refil de medicamento na bomba?), em geral é realizado com uma punção da câmara do reservatório através da pele, sem que seja necessário qualquer anestesia. O intervalo de tempo para o refil varia conforme a medicação utilizada e a taxa de infusão. A maioria das medicações perdem a validade e as propriedades farmacoquímicas após 6 meses armazenadas nas bombas implantadas, por isso, muitas vezes é necessário substituir a medicação antiga por uma medicação nova.

Posted in Blog by Administradora - Nilde Soares

Leave a Comment