Aos buscar ajuda, procure um profissional da área de Neurologia.
O erro na escolha do profissional correto implica em perca de tempo, perca de dinheiro e agravamento do problema. Por isso, estou escrevendo este artigo, para ajudar as pessoas na escolha do profissional correto.
Sempre que uma pessoa tiver um familiar com o diagnóstico de distonia, especialmente se isto começou a se manifestar na infância, se houver contraturas musculares sem explicação e mantidas de uma parte do corpo, dor localizada no local da contratura e posturas anormais este indivíduo deverá buscar auxílio médico.
Existem formas de distonia, no entanto, que não se manifestam ao repouso. A câimbra do escrivão, por exemplo, só é percebida durante a escrita, quando o indivíduo desenvolve uma postura anormal da mão que está escrevendo, associado a um comprometimento da letra escrita. Isto também sugere uma pista para o diagnóstico e auxílio médico deverá ser procurado.
Diagnóstico de Distonia
A distonia pode ter inúmeras causas. O diagnóstico depende do tripé: história, exame físico e exames complementares. Nesta situação, mais do que nunca, se faz necessário uma anamnese.¹
- o.1 Anamnese (vem do grego) é uma entrevista realizada pelo médico ao seu doente, que tem como finalidade ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. A anamnese é também referenciada como Anamnese Corporal, Ficha de Anamnese ou Anamnese Corporal Completa.Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
- o.2 Após a anamnese é realizado o exame físico, onde se procuram os sinais e sintomas da doença.
O acompanhamento será clínico e monitorado com exames complementares, conforme a causa da distonia.