Córtex cerebral

22 de janeiro de 2024

córtex cerebral é formado pela substância cinzenta (que contém o corpo celular do neurônio),  e também é o local do processamento neural mais sofisticado e distinto. É uma fina camada, a mais externa do cérebro dos vertebrados, que possui uma espessura que pode variar de 1 a 4 mm. Ela reveste o centro branco medular de todo encéfalo. É considerada uma das partes mais importantes do sistema nervoso, afinal, é no córtex cerebral que chegam os impulsos produzidos pelas vias da sensibilidade e onde elas são interpretadas. É ainda do córtex que saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários. É o centro do entendimento e da razão, responsável pela memória, percepção e linguagem.

Existem diversos tipos de neurônios que estão localizados em diferentes partes do córtex cerebral. Estas diferentes localizações caracterizam as várias áreas dos hemisférios. O córtex é formado por cerca de 20 bilhões de neurônios.

Em animais superiores, foi desenvolvido pelo córtex um artifício para aumentar a capacidade da área de processamento neural, que foi a formação de sulcos. Com isso evitou-se o crescimento da estrutura cerebral. O desenvolvimento da cultura está intimamente ligado ao desenvolvimento do córtex. Existem quatro diferentes sulcos: sulcos axiais (ocorrem quando há o crescimento exagerado do córtex), sulcos limitantes (os quais possuem a função de separar as áreas que têm características distintas), sulcos operculados (cobrem algumas partes do córtex) e sulcos completos (são os sulcos profundos, produzindo elevações nas partes dos ventrículos laterais).

As classificações quanto ao tipo de desenvolvimento podem ser:

Sulcos primários (que já se nasce com eles) e os sulcos secundários (que irão aparecer em consequência do desenvolvimento das áreas adjacentes).

Tipos de córtices

O córtex cerebral não apresenta sempre a mesma estrutura. Existem três tipos de córtices:

  • Paleocórtex: O córtex cerebral que está relacionado com o sistema olfativo, e está localizado na base do telencéfalo;
  • Arquicórtex: está compreendido no hipocampo;
  • Neocórtex: está localizado entre o arquicórtex e o paleocórtex, e está separado destas estruturas por zonas de justalocortex. É o responsável pelas mais importantes funções cerebrais.

Todas as áreas neocorticais no decurso do seu período de desenvolvimento apresentam uma organização estrutural em seis camadas. No entanto, no cérebro adulto esta estrutura em seis camadas vai sendo alterada em algumas áreas, pelo que se vão distinguir no córtex homogenético, córtices homotípicos e heterotípicos. Basicamente existem:

  • Córtex homogenético ou isocórtex – córtex inicial e áreas do córtex adulto que mantêm ainda as seis camadas
  • Cortex heterogenético ou alocórtex – O paleocórtex e o arquicórtex nunca apresentam estas camadas também.

O córtex cerebral pode ser classificado funcionalmente em:

  • Área de projeção: irá receber as fibras relacionadas diretamente com a sensibilidade e com a motricidade;
  • Área de associação: não está ligada diretamente com a motricidade. A área de associação ainda pode ser dividida em áreas unimodais (se conectam com as áreas primárias de mesma função) e áreas supramodais (se conecta com áreas unimodais ou com outras áreas supramodais).
Por Rafaela Couto de Rezende – Graduada em Ciências Biológicas (UNISUAM) – Graduada em Zootecnia (FAGRAM, 2006)

O conteúdo que o Distonia Saúde fornece esta disponível nesta página apenas como informação, não se destina a fornecer instruções nas quais você se apoiar para determinar diagnóstico, prognóstico ou andamento do seu tratamento; Não, nos responsabilizamos pelas conseqüências de suas decisões resultantes do uso dessas informações. úvidas? Consulte sempre um neurologista subespecializado em distúrbios do movimento e/ou dor crônica. Não assumimos qualquer responsabilidade advinda do uso das informações fornecidas aqui.
Posted in Blog, Informativo, Noticia, Pesquisa by Administradora - Nilde Soares | Tags:

Leave a Comment