Especialistas apontam esses 10 exercícios como os melhores para tonificar pernas e glúteos

22 de janeiro de 2024
Toda pessoa tem uma personalidade única e o mesmo pode ser dito de nosso corpo. Algumas pessoas têm a parte superior do corpo mais desenvolvida – ombros mais largos e braços mais fortes. Outras acreditam que suas pernas são mais sensíveis aos exercícios físicos do que qualquer outro grupo muscular. Se você não está satisfeito com seus membros inferiores, estamos aqui para lhe oferecer orientações sobre alguns exercícios que são perfeitos para moldar suas pernas e glúteos!

Aqui estão 10 exercícios que trabalham cada um dos músculos da parte inferior do corpo. Comece fazendo 3 séries de repetição por exercícios.

1. Chute com uma perna só

Apoie-se em suas mãos e joelhos. Levante uma perna, com o joelho dobrado.

Undrey / Shutterstock.com

2. Levantamento de perna lateral

Deite-se de lado. Levante uma perna para cima e abaixe-a. Troque de lado.

Mihai Blanaru / Shutterstock.com

 3. Ponte glútea

Deite-se de costas, com os joelhos dobrados. Levante os quadris o máximo que puder, contraindo os glúteos.

michaelheim / Shutterstock.com

4. Agachamento alternado

Com as costas retas e as mãos na cabeça, coloque uma perna para trás e flexione a outra. Abaixe-se, como se fosse ficar de joelhos. Repita com a outra perna.

5. Agachamento lateral

Mova o tronco superior para o lado direito flexionando o joelho direito e esticando o esquerdo. Em seguida, mude de lado.

Nejron Photo / Shutterstock.com

 6. Agachamento

Com as costas retas e as mãos esticadas à sua frente, comece a se abaixar como se estivesse prestes a sentar em uma cadeira imaginária. É importante manter a coluna ereta.

Olena Yakobchuk / Shutterstock.com

7. Step com uma cadeira

Use uma cadeira baixa para este exercício. Coloque a perna direita sobre a cadeira e eleve o corpo até colocar o outro pé na cadeira. Desça colocando a mesma perna no chão primeiro. Repita com a outra perna.

Dmytro Bochkov / Shutterstock.com

8. Caminhada de caranguejo

Execute um agachamento e mantenha essa posição. Caminhe para o lado com os joelhos dobrados. Dê 5 passos para o lado direito e 5 passos para o esquerdo.

Maridav / Shutterstock.com

10. Jump up na cadeira

O Salto é um exercício poderoso para seus glúteos.  Se você é iniciante, escolha uma cadeira baixa ou um passo.

Se você tiver muita dificuldade para pular na cadeira, não faça, tome cuidado para não se acidentar.

xamyak / Shutterstock.com

11. Ponte com cadeira

Deite-se de costas com os pés sobre uma cadeira. Levante uma perna e, em seguida, seus quadris.

solar22 / Shutterstock.com

Espero que vocês aproveitem esta rotina semanal de treinos! Estes 10 exercícios são ótimos para desenvolver os músculos da perna e aumentam a sua resistência (diminui a chance de você ter cãibras musculares). As pernas compõem nosso maior grupo muscular, então, ao treinar pernas, você queima mais calorias e fortalece o sistema cardiovascular.

_____________________________________________________________________________________________________________

Aqui está uma rotina de exercícios para uma semana que você pode começar a fazer!

Segunda-feira:

  • Agachamento alternado. 3 séries de 10-12 repetições;
  • Ponte com cadeira. 3 séries de 10-12 repetições;
  • Caminhada de caranguejo. 3 séries de 10-12 repetições;
  • Levantamento de perna lateral. 3 séries de 10-12 repetições.

Terça-feira – Repouso.

Quarta-feira:

  • Salto sobre a cadeira. 3 séries de 10-12 repetições;
  • Ponte glútea. 3 séries de 10-12 repetições;
  • Chute com uma perna só. 3 séries de 10-12 repetições.
 Quinta-feira – Repouso.

Sexta-feira:

  • Agachamento. 3 séries de 10-12 repetições;
  • Step com cadeira. 3 séries de 10-12 repetições;
  • Agachamento lateral. 3 séries de 10-12 repetições.

Sábado e domingo – Repouso

Dicas legais para quem faz exercícios

√  Não esqueça de beber água e tenha uma toalhinha em mãos, a hidratação regula a temperatura do corpo e mantém o funcionamento adequado da musculatura. Beba um pouco de água entre os exercícios. O suor pode incomodar, irritar os olhos e  deixar as mãos escorregadias – portanto, use a toalha para secá-lo.

√  Falando em roupas: existem peças desenvolvidas para oferecer conforto, bom desempenho e segurança para cada modalidade específica. É bom conversar com alguém que já se exercita há algum tempo para descobrir um pouco mais sobre as melhores marcas para cada tipo de atividade. Lembre-se você é distônico(a) e não doidinho(a), hein!

√  O tempo de descanso precisa ser contado em segundos. O intervalo entre as séries da musculação também deve ser levado em conta na hora de preparar a estratégia do treino. Se o seu objetivo for hipertrofia – descanse por um minuto. Já para emagrecer – é bom reduzir o tempo de descanso para aumentar a intensidade do treino.

√  Com o tempo você vai se adaptar à atividade física e precisará variar os estímulos (carga, número de repetições, tipo de exercícios etc.) de vez em quando. Isso é importante. Faça as anotações sobre o seu treino, sempre, pois assim você vai conhecendo melhor seu corpo e pode trocar ou não fazer determinado exercício se não estiver te fazendo bem. Aumentando o desafio.

√  Exercitar-se de barriga vazia não faz bem e pode ser até perigoso. A hipoglicemia pode ser uma possível consequência. De qualquer forma, é sempre melhor escolher a alimentação adequada com um nutricionista. Eu bebo em jejum, todos os dias, mamão com farelo de aveia, sem  açúcar ou adoçante, e depois do meu pequeno treino como uma banana, rsrs.

 Minha vida - saúde, alimentação e bem-estar

#juntossomosmaisfortes  #dorcompartilhadaédordiminuída  #juntospodemosmais #distoniasaudeblog  #movementdisorder 
#deepbrainstimulation #speechtherapy #neuropsychology  #dravanesaholanda  #dasaracasagrande 

_____________________________________________________________________________________

O Blog Distonia Saúde fornece o conteúdo disponível nesta página apenas como informação. O Blog não se destina a fornecer instruções nas quais você se apoiar para determinar o diagnóstico, o prognóstico ou o andamento do seu tratamento; para isso consulte um médico.

O DS (Distonia Saúde), não é responsável pelas consequências de suas decisões resultantes do uso dessas informações, incluindo, a sua escolha de procurar ou não atendimento médico profissional ou de escolher ou não um tratamento específico. Não ignore as orientações do seu médico ou outro profissional de saúde qualificado por causa de quaisquer informações que você receba de nós. Se você tiver com alguma dúvida, um médico é sempre o mais indicado para você pedir orientação e esclarecimento. Consulte um especialista devidamente habilitado.

O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências advindas do uso das informações fornecidas acima.

Posted in Blog, Informativo by Administradora - Nilde Soares

Leave a Comment