Síndrome de Meige (também conhecida como distonia craniana ou distonia facial oral) e é na verdade uma combinação de duas formas de distonia – distonia ocular (blefarospasmo) e distonia da boca, língua ou mandíbula (oromandibular). Meige tem o nome de Henry Meige, o neurologista francês que primeiro descreveu os sintomas detalhadamente em 1910. Os sintomas geralmente começam entre as idades de 40 e 70 anos e parecem ser mais comuns em mulheres do que em homens.
Causa
Piscando é regulado e coordenada na base do cérebro, nos gânglios basais, no mesencéfalo e / ou no tronco cerebral. No entanto, é considerado improvável que um único defeito em qualquer uma dessas áreas seja a principal causa da condição.
Pesquisas médicas atuais sugerem que a condição é causada por um defeito em uma grande rede de células cerebrais. É possível que a condição seja causada por uma anormalidade em um centro de controle na rede que dispara piscando. Este centro de controle está localizado nos gânglios da base, um grupo de núcleos no cérebro associado acoordenação. Os músculos que recebem seus impulsos desse centro de controle são o músculo Orbicularis oculi (ao redor do olho), o músculo Corrugador (que regula o cenho franzido) e o músculo Procerus (que faz com que a pele se enrugue horizontalmente na raiz do nariz). controla piscando).
O principal nervo sensorial na face (nervo trigêmeo) transmite estímulos ao centro de controle nos gânglios da base. Quando este centro é defeituoso, sua resposta a estímulos como luz forte, irritação corneana ou palpebral causada por vento, dor, emoção ou estresse, pode ser amplificada. Como resultado, os impulsos descendentes dos gânglios da base desencadeiam o piscar mais pronunciado associado ao distúrbio.
Em alguns casoso distúrbio é induzido por drogas médicas, notadamente aquelas usadas para tratar a doença de Parkinson. Se esta causa da condição for suspeita, uma dose reduzida pode aliviar o problema.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito com base em sinais externos, por exemploa presença de irritação nos olhos, aumento da frequência de piscar e espasmos. Não existem testes especiais ou métodos de exame que confirmem o diagnóstico, e não existe um sistema de classificação estabelecido para descrever a progressão do distúrbio.
Tratamento
Embora atualmente não exista cura para a distonia, existem várias opções de tratamento disponíveis para aliviar os sintomas. Injeções de toxina botulínica na musculatura facial são consideradas o tratamento mais efetivo até o momento. Embora os efeitos sejam temporários, as injeções intramusculares proporcionam alívio rápido dos sintomas. A maioria dos indivíduos com blefarospasmo relatam melhora significativa após o tratamento com toxina botulínica.
Pessoas com Síndrome de Meige podem achar benéfico evitar estressores que exacerbam os sintomas, como luz solar intensa ou ambientes com muito vento. Se a luz solar acionar piscamento excessivo, óculos de sol escuros e uma touca de viseira pode aliviar o problema. Os óculos também protegem os olhos do vento. Outra vantagem de usar óculos escuros (uma tonalidade azul pode ser mais fácil para os olhos) é que eles piscam menos perceptível. As gotas de lágrima artificiais são um tratamento comum para olhos secos neste estágio da doença.
Existem alguns truques sensoriais que podem ajudar a aliviar os sintomas, como goma de mascar, assobiar, um palito ou um doce fervido, cantar ao andar para ajudar a manter os olhos abertos, ler em voz alta, tricotar, dançar, pressionar os dedos contra o lado do rosto (precisa encontrar um local que combina com você), além disso, qualquer atividade que envolva olhar para baixo também se mostra útil, ou seja, cozinhar e jardinagem.
Para ler estudos de caso de indivíduos com síndrome de Meigeue! Clique nos links a baixo:
Atualizada:
Fonte: The dystonia society
O Blog Distonia Saúde fornece as informações contidas nesta página apenas como informação geral. Não se destina a fornecer instruções e você não deve confiar nessas informações para determinar o diagnóstico, o prognóstico ou o andamento do seu tratamento.
O DS (Distonia Saúde), não é responsável pelas consequências de suas decisões resultantes do uso dessas informações, incluindo, mas não se limitando a sua escolha de procurar ou não atendimento médico profissional ou de escolher ou não um tratamento específico baseado somente em informação. Não ignore as orientações do seu médico ou outro profissional de saúde qualificado por causa de quaisquer informações que você receba de nós. Se você tiver alguma dúvida, um médico é sempre o mais indicado para você pedir informação.