Conheça os seus direitos e saiba como lidar com o seu convênio
Olá,
Todos sabemos que planos de saúde são necessários, contudo, apesar de pagarmos por esse serviço, sabemos que portadores de doenças preexistentes e/ou raras têm dificuldades em receber atendimento médico, tratamento, usufruir de internação hospitalar, home care e até mesmo percorrem uma Via-crucis para realização de exames tão necessários ao fechamento de diagnósticos e acompanhamento do problema.
Essa situação faz parte da luta dos portadores de distonia (distúrbio neurológico do movimento caracterizado por contrações involuntárias e espasmos). Mas você sabia que planos de saúde são obrigados por lei a atender portadores dessa patologia?
Pois é, nem todo mundo sabe, e ter um bom advogado pode ser uma mão na roda nessa batalha. O Distonia Saúde entrevistou o advogado Fabrizio Salem do escritório Salém Advogados (especializados em planos de saúde, justiça do trabalho e aposentadoria) para auxiliar nessas questões tão essenciais em nosso dia-a-dia, e a partir desse bate-papo separamos algumas dicas.
Frequentemente você vai ler por aqui textos com orientações jurídicas em relação à saúde privada ou pública. Contudo, de acordo com a Salem Advogados, a base para se posicionar nessa luta é conhecer os seus direitos como consumidor de planos de saúde, leia no link.
Além disso, o escritório Salém Advogados explica que para ter direito à cobertura do plano de saúde, o paciente deve reunir esses quatro requisitos:
- Prescrição médica do procedimento, com CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde ) da doença;
- Doença coberta pelo contrato, que pode ir além daquelas listadas pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da OMS;
- Atendimento por rede credenciada;
- Pleitear cobertura conforme o tipo de plano (ambulatorial, hospitalar, entre outros).
Sobre o Portal
O portal Distonia Saúde também reúne informações a respeito da doença; dos tratamentos e dos grupos de apoio. Além disso, disponibiliza uma rede de especialistas cadastrados. Se você não possui um médico que lhe ofereça segurança ou tem mais dúvidas sobre a distonia, podemos te auxiliar.
Participe, deixe o seu comentário! Mande também sugestões de pautas e links interessantes relacionados à distonia para a nossa redação.
Até a próxima!