As drogas, substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.
As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), etc.
As distonias desenvolvidas por drogas tem um diferencial, em geral são mais dolorosas e com crises mais vigorosas que os outros tipos de distonia, tendo também a possibilidade da reversibilidade do quadro distônico, contudo este quadro dependendo da sua abrangência terá um tratamento demorado. Em geral a análise clinica é suficiente para o diagnóstico. Lembrando que nem todas as pessoas que tomam essas medicações desenvolvem distonia, é necessário ter predisposição para isso, quando se percebe os primeiros sintomas de distúrbio a medicação deve ser imediatamente suspensa.
Leia mais: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=152