Tratamentos

Faça parceria com seu médico
Seja seu próprio advogado, abrace o conceito Paciente-Ativo.
Uma pessoa que se vê como um “Paciente-Ativo” é alguém que faz parte da luta por uma vida significativa, apesar de ter uma desordem.

Ser um “Paciente-Ativo” é sobre sentimento e agir com poderes. É fazer parte da equipe médica que esta te tratando, é indagá-los e pedir a ele orientação sobre como cuidar melhor da própria saúde em relação ao seu tratamento e como se tratar, que cuidados deve tomar. Assim você pode se dedicar completamente ao seu tratamento, pois ira saber o que esta acontecendo com você e saber como ajudar seu médico a obter maior resultado no seu tratamento, e assim conseguir mais rápido a tão desejada benção que se chama estar saudável.

Participe ativamente nas escolhas que irá te ajudar a se recuperar e melhorar.

Pesquisa mostram que existem três stress psicológico e emocional particularmente desafiadores para pessoas com distúrbios crônicos como a distonia, são eles: isolamento, perda de controle emocional e perda de esperança.

 

  • Dica:

 

Uma maneira significativa de reduzir esses estressores é você levar um amigo ou familiar para cada consulta. Esta pessoa de “apoio” pode fazer perguntas que você esqueceu ou ajudá-lo a lembrar mais tarde o que seu médico disse. Muitos pacientes com distonia relatam que seus familiares não entendem a doença distonia e seus sintomas, pois acham que a doença e não desequilibra tanto assim…Acham que você esta supervalorizando seus sintomas e dores.

Faça muitas perguntas, em todas as fases do seu diagnóstico e tratamento, pergunte ao seu médico quantas vezes for necessário, não saia da sua consulta com dúvidas, pergunte o que você pode fazer para que seu tratamento tenha resultado mais rápido. não tome remédios sem indicação médica e não interrompa seu tratamento.

Pense positivamente, não se isole você não esta sozinho… Busque grupos de apoios, interaja com pessoas que tem a mesma doença que você. Diga não para a depressão.
Pessoas com distonia, podem sim ter qualidade de vida e bem-estar.